mateus.info

Technology, Investments, Philosophy and Musical Theory

A maior crise de todas

Filed under: General/News,Investments,Philosophy — mateus at 5:03 am on Wednesday, March 14, 2007

Bom, a gente avisa, avisa e a maioria das pessoas continua alienada, sem se interessar pelo fato de que a economia mundial está passando por um dos maiores riscos de crash de toda a história, então vamos resumir alguns fatos para que fique mais claro.

Antes de começar, vale registrar os agradecimentos aos vários amigos que forneceram boa parte das informações e conclusões aqui.

A começar pelo Jonas, a todos da Investidor Agressivo, e mais uns tantos que fica até difícil listar. Nada melhor que ter amigos inteligentes.

Vamos lá:

1-Começando pelo básico: O índice Ibovespa só tem subido nos últimos 4 anos. Esse índice não sobe tantos anos seguidos sem grandes tombos.

2-O gráfico abaixo mostra a quantidade de moeda (Dolar) em circulação. É assustador: Os EUA estão “fabricando” dinheiro, sem nenhum fundamento que sustente seu valor. Assim pagam as guerras que inventam e o consumo louco que praticam. Quando se fabrica dinheiro assim, qual a consequência óbvia? O dolar deveria se desvalorizar, muito muito mais.

Dolar em circulação

3-Os juros americanos andaram tão baixos por tanto tempo que passou a ser vantagem gastar o que não se tem até o limite da loucura. Passa propaganda o tempo todo na TV, nao só nos EUA mas em vários outros países, de gente vendendo livros e kits que ensiam como ficar rico financiando e refinanciando imóveis. O que isso significa? Que a população dos EUA tem gasto o que tem, o que não tem, e o que nunca vai ter, já que os juros são baixíssimos. Quando ficar “rico” começa a ser tão fácil que todo mundo faz, algo muito errado está para acontecer. Alguém se lembra do Avestruz Master? Bom, imagine o Avestruz Master multiplicado por… 10… 100… 1000… 10000…

4-Agora imagine o cenário: Um país inteiro de gente endividada, gerando um “crescimento econômico” que não existe, já que os EUA gastam mais do que arrecadam, e que precisam segurar o valor do dolar. Daí vem a única saída: Aumenta-se a taxa de juros para atrair dinheiro. E de uma hora para outra, aquele mundo de pessoas e empresas endividadas descobrem que suas dívidas já não são mais tão baratas. Resultado: Todo mundo vendendo imóveis, se desfazendo de bens, parando de consumir, tentando levantar dinheiro para pagar as contas. Queda no consumo, queda no investimento, na produção, nas IMPORTAÇÕES (Por acaso isso não afeta o Brasil? E a China? Ih, Brasil também exporta para a China!).

5-Acha que isso não afeta muito? Então olha essa: 70% do PIB americano é formado pelo consumo do cidadão.

6-Nunca teve tanto brasileiro investindo na bolsa (isso vale não só pro Brasil, é claro) Virou moda: A Internet facilitou isso. Agora todo mundo acha que ganhar dinheiro na bolsa é fácil, pois só conhece a Bovespa dos últimos 4 anos e acha que bolsa só sobe, nunca cai. Daí as pessoas acham que quando a bolsa cai é para sair comprando, porque no máximo ela cai 10%, 20% então na pior das hipóteses é comprar e esquecer…

7-Aí vem um exemplo do que aconteceu com o DJIA na crise de 29. Esse é um gráfico mensal. Vejam o índice caindo de 350 para… 50! 85% de queda. Aí eu pergunto: Se você entra em pânico quando a bolsa cai 5% num dia, 10% numa semana, seu estômago aguentaria essa?

Crise 29 

8-Aí você vai dizer: Ah, mas isso foi uma vez só… Bom, vejamos o que aconteceu em 1987, 37% de queda em 1 mês:

Crise 87

9-Agora vejamos como andava a bolha de crédito em 29 e como anda nesses últimos anos:

Bolha de crédito 

10-Ta ficando ruim, né? Agora quer ver piorar? Em 1929, 3% das famílias americanas estava investindo na bolsa. Agora, são 66%… Sentiu o problema? Daí a gente soma A+B: Tem gente gastando o dinheiro que não tem, que ganhou financiando imóveis, e 66% das famílias americanas ta com grana na bolsa, então essa grana que colocam na bolsa veio de onde? E se precisarem pagar suas dívidas logo, vão tirar o dinheiro de onde? 

11-Será que não teve gente que pensou assim: “Humm, ta barato pegar dinheiro emprestado aqui nos EUA, então vou pegar essa grana e botar lá no Brasil, onde consigo investir na renda fixa e ganhar 15% ao ano. Vou ficar rico!”. Daí quando esse pessoal ficar sem grana, o que será que acontece com a nossa bolsa?

12-A China depende de vender para os EUA, então precisam segurar o dolar alto. Daí o que fazem? Compram títulos americanos. Ou seja, eu vendo para você e compro sua dívida. Isso não é como vender fiado? Então será que a China está crescendo mesmo ou está apenas maquiando seu crescimento na mesma cortina de fumaça dos EUA?

13-Agora, o Alan Greenspan diz que tem 33% de chances de recessão nos EUA. Por que não disse isso quando o problema era dele? 

14-40% de todos os empregos gerados nos EUA desde 2001 são em setores vinculados à habitação. Quando essa festa dos imóveis acabar (aliás, já está acabando…), vai sobrar emprego para quantos desses? E quando isso acontecer, será que não causará impacto aos setores que empregam os outros 60%? 

15-Os dados da Reserva Federal exibiam uma dívida total acima dos 35 milhões de milhões (10 elevado  a 12 ) de dólares, uns 450 mil dólares por cada família típica de quatro membros, causada por cartões de crédito, automóveis e outros bens que alcançam níveis recordes (em agosto de 2004).

Débito 

 

16-Aí começam indicações que ajudam a confirmar essas teorias:

-O Estado de São Paulo, “Bolha imobiliária nos EUA vai estourar”:

http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe.asp?ID_RESENHA=256899 

-The Economist, “A economia do mundo inteiro está em perigo”: 

“o ‘boom’ imobiliário mundial é a maior bolha financeira da história. Quanto maior a subida, maior será o declínio, quando este ocorrer… A forma como chegar ao seu fim o auge imobiliário atual poderia marcar o curso que seguirá a economia de todo o mundo nos próximos anos”.

http://resistir.info/uruguai/economia_mundial.html 

17-Vamos ver as recentes notícias: 

Inadimplência em financiamento habitacional nos EUA aumentou no 4o. tri, diz associação

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/03/13/ult1913u65977.jhtm

Bancos são golpeados em Wall Street por temores sobre hipotecas

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2007/03/13/ult4010u565.jhtm Nos EUA, 2,2 milhões de pessoas enfrentam ameaça de despejo

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/afp/2007/03/13/ult35u52256.jhtm

Não pagamento de empréstimos imobiliários bate recorde nos EUA

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/afp/2007/03/13/ult35u52264.jhtm

Bolsa de Nova York suspende ações da New Century, de crédito imobiliário

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/valor/2007/03/13/ult1913u65983.jhtm 

Conclusões:

Não tem mais essa de “se”, porque já é fato que é mesmo uma bolha, a maior de todas. Aliás, são várias bolhas juntas.Mas ninguém pode dizer com certeza quando isso vai estourar. Vai depender de n fatores, que podem acontecer amanhã, ano que vem, daqui 5, 10 anos… Mas por todas as recentes notícias, eu diria que está mais perto da primeira opção que da última. Tenho poucas certezas em relação a isso tudo, mas sei que teremos recessão, que vai ser forte, vai ser longa, e vai afetar a você, a mim, e a todo mundo nesse planeta.

O que vai acontecer? Sei lá, só sei que de uma hora pra outra o mundo vai descobrir que ficou sem dinheiro, e que “fazer” dinheiro ficou mais difícil. Imagina que você, seus amigos, seus vizinhos, todo mundo acorda com a conta do banco zerada. O que acontece? O carro que você ia comprar, não vai comprar. O apartamento que você estava financiando, vai ter que vender, só que não vai ter ninguém para comprar, então vai ter que baixar o preço, mais e mais, até conseguir vender por alguma merreca. Vai ter que se desfazer dos seus bens, sendo que todo mundo também vai fazer o mesmo. As lojas não vendem mais, demitem. As indústrias não têm mais tanta demanda, demitem. Instituições financeiras quebram porque não tem mais pra quem emprestar, e não conseguem receber de quem emprestaram. Construtoras quebram, demitem: Desemprego geral.   Economia entra em recessão, aumenta a violência, protestos. Como ninguém consegue vender, baixam o preço desesperadamente para vender alguma coisa. Deflação.Setor público tem a arrecadação reduzida. Não sobra solução senão cortar boa parte dos empregos lá também. E como fica a aposentadoria? Humm, já tava ruim, agora fica pior.

Então conclui-se que a maioria dos ativos perde o valor. O dinheiro falta, e pela lei da oferta e da demanda, tudo que tem a oferta reduzida e a demanda aumentada, se valoriza. Mas qual dinheiro? O dolar que não. O real? Duvido. Então o que? Talvez algo que tenha sempre seu valor, faça chuva ou faça sol, como o ouro. Falar em ouro, o que está acontecendo com ele?

1958       $35.25                  

1975       $139.29

2000       $272.65

2001       $276.50

2002       $342.75

2003       $417.25

2004       $435.60

2005       $513.00

2006       $635.70 

E aí? Convencido? E você está preparado para o que virá? E sua família? E seus amigos? E a empresa onde você trabalha?

 

18 Comments »

Comment by mateus

March 14, 2007 @ 5:34 am

Antes que venha o primeiro comentário dizendo que estou sendo alarmista, quando digo: “Imagina tal cenário” é porque é para imaginar mesmo, não quer dizer que é isso que vai acontecer, ou nessa proporção.

Comment by João Pedro

March 14, 2007 @ 10:49 am

Bom, eu já segui seus conselhos antes e me dei bem. Portanto, “in God we trust”…. to fora da Bolsa por no mínimo 6 meses.

Comment by Carvalho

March 14, 2007 @ 8:10 pm

Nusssss… ainda bem que vivo no mundo da lua :)

Comment by Guilherme

March 15, 2007 @ 10:36 pm

E olha que vc nem citou petroleo hein….

Mto bom. Só esse dado sobre o ouro que pode ser um pouco tendencioso, tem fatores como inflação e outros no meio que podem reduzir o aumento do preço ;)

Comment by Guilherme

March 15, 2007 @ 10:43 pm

Alias, qual o comportamento da casa da moeda do brasil sobre impressão de dinheiro?

Cara, isso tudo vai quebrar e vamos ter um novo captalismo.

Dolar amarrado a petroleo, americano fabricando dinheiro…

Tem que voltar pré WWII com riqueza amarrado a ouro. Ou um banco central mundial que conte créditos monetários a cada país eletronicamente para evitar impressao de dinheiro. É fato que isso vai acontecer, quando vai depender até onde esse castelo de cartas do captalismo atual vai se segurar.

Comment by Yuri

March 19, 2007 @ 11:54 am

Legal o post – mas e então, hedgear como? Comprar Euro? Estocar água e enlatados? :)

Comment by Alexandre - Novartis

March 23, 2007 @ 3:57 pm

Texto excelente!!! Tenho impressões semelhantes ao seu ponto de vista. Algumas talvez mais otimistas, outras menos abrangentes, mas, de qq. forma, sua análise é um diferencial sobre os alertas simplistas atuais, muito bem baseado rapidamente em história.
Um abraço,
Alexandre

Comment by MAURÍCIO - mrg100

March 26, 2007 @ 12:16 pm

Concordo em praticamente tudo, mais acho q não haverá refugio, nem no ouro, apesar de historicamente ter sido um ativo utilizado em momentos de tensão mundial.
Não haverá refugio seguro, o que fazer?
Continuar vivendo, seguir em frente.
A vida é para ser vivida.
Sorte.
–))

Comment by Leonardo Lima

April 9, 2007 @ 4:38 pm

Muito legal a sua leitura baseada nos fatos históricos. Achei um pouco alarmante, mas podemos tirar, com certeza, conclusões realistas.

Comment by Alexander

May 16, 2007 @ 11:36 am

Muito interessante, mas se quiser saber o dia exato em que ela vai cair, tá aqui:
http://www.investorsobserver.com/email/05-10-07_ips.html
(Tirei do myfreecomm, por coincidencia, o artigo onde catei o link acima é do seu amigo Jonas)

To liquido ha um mes… Se for entrar, vou deixar stop bem espaçado pra nao ter perigo de passar direto..

Comment by Rubens

August 20, 2007 @ 7:05 pm

Um tanto profetico, um tanto alarmista, e bastante assustador, mas bastante verdade também …

Comment by joao adolfo

October 15, 2007 @ 7:54 pm

sinceramente,

quero estar vivo para assistir a catastrofe de camarote
heheheh

obs: compra-se ouro, paga-se a vista

Comment by Anonymous

October 15, 2007 @ 11:49 pm

Sera?

Comment by Dagô

October 18, 2007 @ 12:32 pm

Ensaios, sejam econômicos ou de qualquer outro setor, são como fumaça, podem dissipar-se ao sabor do vento ou dar sinais claros que o fogo existe e pode até aumentar.
O unico setor acostumado às intempéries sejam climáticas ou de mercado é a agricultura.
Mesmo a convencional que depende de insumos e fertilizantes, têm sempre uma saída as vezes lenta, as vezes demorada. A China deu mostras na história ao alimentar bilhões de pessoas e chegar a potência que chegou. Num momento de fogo intenso, o ouro não é amarelo, tampouco negro. O ouro nestas situações é verde e penso que o nosso país está numa boa ou não?

Comment by isabela

November 6, 2007 @ 9:21 pm

Muito bom seu texto. Concordo com você. A valorização da bolsa nos dias de hoje esta confundindo bastante a cabeça de muitos brasileiros que acreditam que podem enriquecer apostando na bolsa. Mas um dia toda essa felicidade passa, porque, com a mesma proporção que ela vem crescendo nos ultimos anos, ela pode despencar. E o mundo inteiro sentirá os reflexos de uma sociedade que até entao, acreditava estar bem sucedida. Só nos resta esperar, e nao vai demorar muito, o que acontecerá com o mundo.

Comment by Thiago

September 18, 2008 @ 9:50 am

Setembro de 2008, está acontecendo.

Comment by Marcus Alexandre

September 29, 2008 @ 9:14 pm

Nostradamus tem seu sucessor…

Comment by JOHNY

October 11, 2008 @ 5:30 pm

KKKKKKKKK……
QUEM EH ESSE CARA???
INCRIVEL O ACERTO
TA ACONTECENDO

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>